é um projeto de mapeamento, publicação e premiação de mulheres artistas visuais no DF e entorno.
porque Baleia?
como?
Ao longo de 2020 e 2021, realizamos quatro convocatórias públicas e gratuitas. Em cada uma delas, uma curadora definiu um tema e selecionou, a partir das inscrições, 20 trabalhos que deram origem a uma publicação impressa em formato de zine. Houve também votações populares entre esses trabalhos e cada uma das 4 ganhadoras recebeu um prêmio em dinheiro.
Em 2022, voltamos para transformar as BALEIAS em um livro-memória, consolidando a potência do projeto. E vem aí também uma roda de conversa!
O nome Baleia foi escolhido por ser uma apropriação e ressignificação de um termo utilizado diversas vezes de modo pejorativo sobre uma mulher que foge dos padrões estéticos hegemônicos. A palavra que deveria humilhar, na verdade, deve ser motivo de orgulho. Baleia é quase um hibridismo animal: parece peixe mas é o maior mamífero do mundo; mergulha profundezas, suporta horas sem ar, encara correntezas e depois emerge plena à superfície, de alma lavada. São baleias que parecem calmas e inofensivas, mas podem ser letais se ignoradas em sua força. Baleias são lúdicas e potentes, quase seres mágicos. São gigantes e lindas. Outro nome melhor não há.
quem somos
BEATRIZ CHAVES
Comunicadora, pós-graduada em história da arte e mestranda em economia criativa. Produtora cultural e artista visual apaixonada por colagem. Foi gestora da comunidade criativa Infinu, gerente do Espaço f/508 de Cultura e diretora de whatever na Perestroika - uma escola livre de atividades criativas. Ministra oficinas de colagem e processo criativo.
coordenação geral
ELISA FREITAS
Formada em Ciências Sociais, atualmente cursa Artes Visuais, fundou em 2011 a editora Criatura de zines fotográficos, para editar e publicar seus próprios trabalhos. Participou de feiras de publicações independentes, tais como Feira Plana e Tijuana em São Paulo, Pão de Forma no Rio e Dente em Brasília. Ministra cursos de fotozines, edição de imagens e narrativas fotográficas.
diretora artística
BEATRIZ RAMOS
É graduada em cinema e mídias digitais. Voltou seu trabalho para produção cinematográfica como assistente de produção e diretora de produção de projetos locais, e mais recentemente trabalhou também como figurinista, a partir de estudos voltados para à moda e tendências. Atuou também como coordenadora de cursos livres do Espaço f/508 de Cultura de 2018 a 2020.
produção executiva
JÔ GOMES
Jô Gomes é jornalista e pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça, Revisão de Texto e em Dança e Consciência Corporal, onde desenvolveu sua pesquisa sobre Matriarcado e Oralidade nas Danças Afro-brasileiras. Foi assessora da Fundação Cultural Palmares e da Secretaria de Cultura do DF. Também atua como dançarina, coreógrafa e professora de Danças Afro.
assessoria de comunicação
RAQUEL CÂMARA
Paraibana há mais de vinte anos morando na capital. Formada em Língua e Literatura Japonesa e Publicidade e Propaganda. Desde 2012 define-se como letrista, muralista e designer gráfico. Trabalhou no escritório de design Avocado, foi sócia proprietária do escritório Salomé e hoje se divide entre o trabalho de freelancer e de designer na empresa Grupo FarmaBrasil.
design
FLORA EGÉCIA
Sócia do Estúdio Cajuína, atua em projetos autorais e comerciais nas áreas de design, direção de arte, fotografia e audiovisual. Desde 2010 pesquisa nas áreas de identidade de raça e gênero, ocupação da cidade, produção cultural, questionando de maneira crítica, reflexiva e convidativa à mudança.
webdesign
BIANCA NOVAIS
Sócia do Estúdio Cajuína e Mestranda pela Universidade de Brasília, atua em projetos autorais e comerciais nas áreas de design, direção de arte, fotografia e audiovisual. Desde 2010 pesquisa nas áreas de identidade de raça e gênero, ocupação da cidade, produção cultural, questionando de maneira crítica, reflexiva e convidativa à mudança.
webdesign
BRUNA LOPES
Profissional curiosa, Bruna tem como hobbie aprender de tudo um pouco, desde bordar até ler mapas astrais. É formada em Contabilidade, pós graduada em Gestão de Projetos e a um passo de se tornar Analista de Desenvolvimento de Sistemas. Desde 2018, já atuou como Controller, Gerente Financeiro, Caixa e Assistente de Produção em grandes projetos cinematográficos.
contadora
CINARA BARBOSA
Professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. Doutora em Arte Contemporânea pela UnB, é curadora e pesquisadora. Idealizadora do BSB Plano das Artes, ganhador do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), projeto que envolve espaços independentes e ateliês de Brasília. Sua área de interesse é História da Arte no Brasil e arte contemporânea brasileira.
curadoria
RAQUEL PELLICANO
Bacharel em Artes Plásticas, é fotógrafa e artista visual. Comercialmente, é especializada em retratos, nu feminino e registros de viagens, com trabalhos publicados nas revistas Vogue Brasil, Trip, VIP, Playboy, etc. É sócia e professora no Espaço f/508 de Cultura. Criou e coordenou o programa de pós graduação em Fotografia como Suporte para a Imaginação do Espaço.
curadoria
LUISA GÜNTHER
Professora do Departamento de Artes Visuais da UnB, pesquisadora no PPG-Arte, na linha de pesquisa -Deslocamentos e Espacialidades-. Desenvolve projetos em desenho/grafismo/ilustração, escritos de artista/livroobjeto, performance/fotodança/dança contemporânea, além de metodologias para o ensino e pesquisa em artes. Editora-Chefe do e-periódico METAgraphias.
curadoria
CAMILA SOATO
Com uma pesquisa voltada para a apropriação de imagens da internet relacionadas a um cotidiano banal, a artista brasiliense usa a pintura para explorar a conexão entre arte e vida. Possui obras em instituições como Museu de Arte do Rio (MAR) e ganhou o prêmio de Melhor Exposição Prêmio PIPA Voto Popular, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 2013.
curadoria
o livro
Registrar é sempre um exercício de preservar memórias. E em um ano de execução do Baleia, criamos muitas. Foram temas que mexeram com a imaginação das artistas visuais mulheres do DF e Entorno, que viveram um Tempo Circular na pandemia, reviveram Heranças Deslembradas, se debruçaram Diante do Espelho e especularam sobre os Futuros Possíveis. Como não exaltar a produção e participação ativa dessas artistas que movimentaram a cena das artes visuais em meio a um momento tão turbulento como o que vivemos?
Registrar é dizer: estivemos aqui, permanecemos aqui, e não vamos para lugar nenhum até que sejam garantidas condições básicas para a produção artística das mulheres. A decisão de publicar um livro sobre a memória do projeto é também esse grito, essa necessidade de dizer: nós existimos e resistimos. Apesar de tudo e de todos que querem nos invisibilizar.
resultados das publicações anteriores
ciclo #1
curadora Cinara Barbosa
vencedora Juliana Uepa
selecionadas
Amanda Naomi Yuki
Ana Luíza Meneses
Bernadete Panizza
Clarice Gonçalves
Coletivo Matriz
Fabiane de Souza
Júlia Mazzoni
Julia Tuler
Juliana Uepa
Letícia Miranda
Lua Cavalcante
Lua Ferreira Brandão
Luciana Melo
Ludmila Lima de Morais
Mari Velasco
Mariana Amaral
Samantha Canovas
Sofia Rodrigues Barbosa
Tainá Xavier
Talime Teleska
publicações
Aqui você encontrará as 4 edições do Baleia na íntegra, nosso livro-memória e demais publicações à medida em que forem lançadas!
ciclo #1 . o tempo circular
ciclo #2 . heranças deslembradas
ciclo #3 . diante do espelho
ciclo #4 . futuros possíveis
livro . Baleia - mulheres artistas visuais do DF e entorno