top of page

SOBRE BALEIA

Começamos como um projeto de mapeamento, publicação e premiação de mulheres artistas visuais no DF e Entorno. Propusemos quatro seletivas públicas e gratuitas ao longo de 2020/2021 - graças a recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF. Em cada ciclo, uma curadora definiu um tema e selecionou, a partir das inscrições, 20 trabalhos que foram publicados em formato de zine. Houve também votações populares entre esses trabalhos e cada uma das 4 ganhadoras recebeu um prêmio em dinheiro.

A primeira seletiva propôs o tema O Tempo Circular, sugestão da curadora Cinara Barbosa, para que as artistas pudessem mostrar como habitaram o cotidiano naquele momento inicial da pandemia. Em Heranças Deslembradas, da curadora Luisa Günther, nossa segunda convocatória, convidamos as artistas a olharem para suas memórias. Na terceira seletiva, Diante do Espelho, da curadora Raquel Pellicano, foi tempo de olhar para si. Para o tema da quarta e última edição, Futuros Possíveis, proposto pela curadora Camila Soato, foi tempo de olhar para frente, começar onde está, usando o que tem, sendo quem é.

Ao todo, foram mais de 380 inscrições, 500 cópias de cada edição da publicação distribuídas e mais de 9.300 votos na fase de votação popular dos quatro ciclos. Através das votações e das redes sociais, mobilizamos mais de 15 mil pessoas ao redor da arte produzida por mulheres, contribuindo, assim, para a formação de público para as artes visuais do DF.

Em 2022, voltamos para consolidar essa história numa publicação: um livro-memória do que foram esses ciclos da BALEIA, as zines completas, as artistas participantes, a fala das curadoras e das artistas vencedoras, registros e imagens de todo esse processo.

A partir dos resultados e desdobramentos do projeto inicial, criamos uma rede de artistas, lugar de trocas e conexões profissionais. Foi lá que notamos a necessidade das artistas de gerir suas profissões no âmbito financeiro e burocrático e se consolidar no mercado da arte, seja tradicional ou independente. Por isso, em 2023, anunciamos a terceira edição do BALEIA: sete rodas de conversa voltadas para a profissionalização de mulheres artistas visuais do DF e Entorno. Acreditamos que as transformações decorrentes da vivência artístico-cultural são capazes de contribuir para o desenvolvimento de relações mais justas nos campos político, social, econômico e inclusive afetivo.

 

Queremos contribuir para a construção de um cenário mais humano, diverso, propício à criatividade e ao desenvolvimento social. Estamos vivendo crises simultâneas e este projeto foi pensado à luz desse momento de persistência da desigualdade de gênero frente ao empoderamento das mulheres e da necessidade urgente de afirmar seus lugares como artistas profissionais. Juntas estamos construindo nossos futuros. Ouçam, leiam e observem o que essas mulheres têm a dizer!
 

PORQUE BALEIA?

O nome Baleia foi escolhido por ser uma apropriação e ressignificação de um termo utilizado diversas vezes de modo pejorativo sobre uma mulher que foge dos padrões estéticos hegemônicos. A palavra que deveria humilhar, na verdade, deve ser motivo de orgulho. Baleia é quase um hibridismo animal: parece peixe mas é o maior mamífero do mundo; mergulha profundezas, suporta horas sem ar, encara correntezas e depois emerge plena à superfície, de alma lavada. São baleias que parecem calmas e inofensivas, mas podem ser letais se ignoradas em sua força. Baleias são lúdicas e potentes, quase seres mágicos. São gigantes e lindas. Outro nome melhor não há.

QUEM SOMOS

BEATRIZ CHAVES

Coordenadora Geral

Comunicadora, mestre em Economia Criativa e pós-graduada em História da Arte. Produtora cultural e artista visual apaixonada por colagem. Foi gestora da comunidade criativa Infinu, gerente do Espaço f/508 de Cultura e diretora de whatever na Perestroika - uma escola livre de atividades criativas. Ministra oficinas de colagem e processo criativo. 

JÔ GOMES

Assessora de Comunicação

Jornalista e pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça, Revisão de Texto e em Dança e Consciência Corporal, onde desenvolveu sua pesquisa sobre Matriarcado e Oralidade nas Danças Afro-brasileiras. Foi assessora da Fundação Cultural Palmares e da Secretaria de Cultura do DF. Também atua como dançarina, coreógrafa e professora de Danças Afro.

 

BEATRIZ RAMOS

Produtora Executiva

É graduada em Cinema e Mídias Digitais e mestranda em Economia Criativa. Voltou seu trabalho para produção cinematográfica como assistente de produção e diretora de produção de projetos locais, e mais recentemente trabalhou também como figurinista, a partir de estudos voltados para moda e tendências. Atuou também como coordenadora de cursos livres do Espaço f/508 de Cultura de 2018 a 2020.
 

ELISA FREITAS

Diretora Artística

Formada em Ciências Sociais, atualmente cursa Artes Visuais, fundou em 2011 a editora Criatura de zines fotográficos, para editar e publicar seus próprios trabalhos. Participou de feiras de publicações independentes, tais como Feira Plana e Tijuana em São Paulo, Pão de Forma no Rio e Dente em Brasília. Ministra cursos de fotozines, edição de imagens e narrativas fotográficas.

 

FICHA TÉCNICA

MAPEAMENTO, PUBLICAÇÃO DAS ZINES E PREMIAÇÃO
Coordenadora geral: Beatriz Chaves
Diretora artística: Elisa Freitas

Produtora executiva: Beatriz Ramos
Assessoria de comunicação: Joceline Gomes

Identidade visual: Raquel Câmara
Curadoras: Cinara Barbosa, Luisa Günther, Raquel Pellicano e Camila Soato
Web-design: Estúdio Cajuínas | Flora Egécia e Bianca Novais
Contadora: Bruna Lopes



 LIVRO-MEMÓRIA
Coordenadora geral: Beatriz Chaves
Diretora artística: Elisa Freitas
Produtora executiva: Beatriz Ramos
Assessoria de comunicação: Joceline Gomes
Coordenação administrativa: Templo Produções
Designer: Luísa Malheiros


RODAS DE CONVERSA
Coordenadora geral: Beatriz Chaves
Diretora artística: Elisa Freitas

Produtora executiva: Beatriz Ramos
Assessoria de comunicação: Joceline Gomes
Coordenação administrativa: Templo Produções
Designer: Keka Balduíno
Web-design: Marcela Rossiter
Assistente de produção: Isabela Moreira

Facilitadoras: Bárbara Gomes, Bruna Neiva, Camille Montenegro, Cinara Barbosa, Clarice Gonçalves, Giselle Lima, Iris Helena, Maria Laura, Maria Porto, Michelle Bastos, Michelle Pereira, Monica Tachotte, Natália Cristina e Raissa Miah.
Mediadoras: Joceline Gomes, Elizia Carvalho e Beatriz Ribeiro.
Libras: Valdilene Furtado e Alyne Oliveira


 

bottom of page